Contamos com tod@s e tod@s serão chamados a participar. Pretendemos o seu envolvimento activo, para junt@s e unid@s trabalharmos por uma Secção de proximidade e diversidade.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tertúlia sobre Violência Doméstica

Desde 1999 que a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o 25 de Novembro como o "Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres".

A violência contra as mulheres é uma realidade, e apesar dos vários Planos Nacionais para a Igualdade e Contra a Violência Doméstica e das campanhas já realizadas, o crime parece não estar a diminuir. De acordo com a ONU, uma em cada três mulheres no mundo já foi espancada, coagida sexualmente, ou vítima de algum tipo de abuso; e uma em cada quatro mulheres na Europa está exposta a um destes tipos de violência. Em Portugal, em 2010, foram assassinadas 43 mulheres por violência doméstica e de género.
Assim, é fundamental combater este problema, e entendemos que as autarquias têm aqui um papel importante, na medida em que que poderão ter um papel activo na sua denúncia e no auxílio às pessoas vítimas de violência, nomeadamente mulheres e pessoas idosas. As autarquias, pela sua proximidade privilegiada com a população, poderão ser um importante veículo de informação e formação, nomeadamente no que se refere aos direitos das pessoas vítimas de violência doméstica.
Neste sentido, a Secção do Bairro Alto irá realizar no próximo dia 23, quarta-feira, às 21h, na Junta de Freguesia de Santa Catarina, uma Tertúlia subordinada ao tema “Violência Doméstica - A importância das Autarquias Locais na Prevenção dos Maus Tratos”, que terá como oradora a Dra. Isabel Baptista, especialista e formadora nesta área.
A troca de experiências e conhecimentos verificada com esta sessão irá certamente preparar-nos melhor enquanto autarcas e cidadãs/ãos para os tempos futuros, que exigirão muita dedicação e empenho da nossa parte no que concerne a Políticas Sociais.
Apareça e divulgue junto das/dos suas/seus vizinhas/os! Esta é uma sessão aberta a todas/os quantas/os queiram participar.

Sem comentários:

Enviar um comentário